Informativo On-line

SINFAC RS realiza encontro para debater a nova reestruturação empresarial

O Sindicato das Sociedades de Fomento Comercial – Factoring do Estado do Rio Grande do Sul (SINFAC RS) promoveu nesta quinta-feira, dia 27 de maio, a partir das 15 horas, um encontro para debater a nova reestruturação empresarial, após alterações da Lei 14.112. Com a medicação da Sócia da Scalzilli Althaus Advogados, Dra. Gabriele Chimelo, participaram do trabalho os seguintes palestrantes: a Juíza da Vara de Direito Empresarial, Recuperação de Empresas e Falências de Porto Alegre, Dra. Giovana Farenzena; o Administrador Judicial e Membro da Comissão Especial de Falência e Recuperação Judicial da OAB/RS, Dr. Rafael Brizola; e o Presidente da Comissão de Falências e Recuperação Judicial da OAB/RS; Dr. Roberto Martins.

O Presidente do SINFAC RS, Dr. Marcio Aguilar, abriu o evento agradecendo a presença dos palestrantes e, de modo especial, a participação da Juíza, Dra. Farenzena: “eu me sinto muito à vontade de fazer essa abertura, porque o Sindicato tem um viés muito mais de cunho associativo, informativo e educacional, principalmente, porque tratamos de vários temas que melhoram a performance negocial do empresário e leva muita cultura ao empreendedor do setor do Fomento, conhecido pelas práticas de Factoring, Securitizadora de ativos e do Fundo de Investimentos. O sindicato é um parceiro de longa data das empresas em recuperação judicial. Ao longo de mais de dez anos, desde a lei que inaugurou a recuperação judicial no Brasil, tem realizado pequenos debates, simpósios, encontros, trazendo aqui personalidades envolvidas na atividade. Tudo isso para simplificar o processo de compreensão para aqueles que acabam investindo nas empresas de recuperação judicial”.

O Dr. Aguilar passou a palavra para a Dra. Chimelo, que disse: “é sempre um prazer imenso estar aqui com os amigos do SINFAC RS. Já fizemos alguns eventos juntos e as trocas são maravilhosas, é uma associação muito querida, muito querida por mim, pessoalmente”. Para a Sócia da Scalzilli Althaus Advogados, “o Presidente Marcio falou muito bem, pois, esse setor que estamos trabalhando é um setor vital na recuperação judicial, é a grande chance de a empresa poder girar, se recuperar, o setor é um parceiro fundamental”. 

O Dr. Martins agradeceu o convite do Sindicato, ao Presidente Dr. Aguilar e ao Diretor do SINFAC RS, Sr. Northon Menegon. Afirmou que há anos debate a temática com o sindicato e que tem “muito respeito, um carinho enorme e admiração pelo Northon”, uma vez que trabalharam juntos em alguns projetos, pois, vê que ele acompanha de perto as temáticas há muito tempo e talvez o seja um dos precursores no setor do Fomento nessa área da recuperação judicial.

O Dr. Brizola, da mesma forma, iniciou a sua explanação agradecendo o convite ao Presidente Aguilar e ao Diretor Menegon. Lembrou que há dois meses estavam reunidos para falar sobre o tema e ressaltou que “isso reflete bem a preocupação do SINFAC RS, não apenas fomentar as empresas, mas fomentar o debate também, debate saudável sobre um tema tão importante, do dia-a-dia das empresas de Factoring”.

A Juíza, Dra. Farenzena, inaugurou a sua exposição dizendo: “é com muita satisfação e gratidão que aqui nos encontramos para esse diálogo breve, e longo ao mesmo tempo, sobre as alterações da lei 14.112. Salientando que é sempre muito produtivo termos as várias visões de Direito, várias atuações nessa seara, considerando que estamos com grandes profissionais, junto ao SINFAC RS, a quem agradeço desde já a honra do convite, e o faço em nome do Presidente Marcio e do Northon, conhecido amigo de longa data. E, parabéns por essa iniciativa de estarmos aqui podendo discutir. Aos queridos companheiros de diálogos, Dra. Gabriele, Dr. Roberto e Dr. Rafael, o meu respeito, admiração pelo trabalho que desenvolvem em busca dessa solução constante para a crise econômico-financeira que assola o nosso país e, concomitantemente, agora com a crise de saúde que assola a humanidade. Então, é muito salutar nós refletirmos sobre esses objetivos e soluções, que estamos tentando empreender na construção e reconstrução das nossas empresas”.

Após encerrar a mediação, a Dra. Chimelo devolveu a palavra ao Presidente Aguilar: “o meu registro final, além de agradecimentos, é citar a figura do Northon, que é nosso Diretor do Sindicato, grande batalhador no Fundo de Investimento, com Factoring, Securitizadora e agora operando com Fundo. É um grande defensor do debate da recuperação judicial. Foi ele quem trouxe o assunto para o sindicato. É ele quem trafega nesse quesito com os senhores diretamente. Então, Northon, mais uma vez, obrigado pelo seu relacionamento pessoal, pela doação, assim como os demais Diretores têm, com a nossa Entidade”. Ele agradeceu também a presença de todos os Associados e convidados presentes, que estavam acompanhando o evento.

“Encerrando, eu quero fazer um registro, que na última reunião que nós tivemos aqui sobre o tema em março, nós falávamos em trazer o Desembargador Braga para o encontro e naquela semana, o Desembargador que era um amigo nosso, veio a ser internado com covid e acabou não resistindo à doença, em função de complicações. Então, como nós havíamos citado naquela oportunidade que faríamos o convite, a gente rende aqui, postumamente, as nossas homenagens ao Desembargador, fazendo isso na instituição do judiciário, que hoje é representada pela Dra. Giovana”, findou o Presidente Aguilar.