Informativo On-line

SINFAC RS oportuniza debate sobre os impactos da LGPD no Fomento

O Sindicato das Sociedades de Fomento Comercial – Factoring do Estado do Rio Grande do Sul (SINFAC RS) viabilizou na quarta-feira, dia 05 de maio, em plataforma online, mais um encontro de educação corporativa, esse para discutir como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) vai impactar as empresas do setor do Fomento.

Para debater sobre a temática e esclarecer quaisquer dúvidas dos participantes, os painelistas convidados foram a Advogada especializada em Proteção de Dados, certificada pelo IAPP (CIPM), Dra. Gabriela Diehl, e o Especialista em LGPD e Membro do Grupo de Pesquisa em Governança de Dados e Regulação de Inteligência Artificial na FGV DIREITO SP, Sr. Paulo Moura.

O Presidente do SINFAC RS, Dr. Marcio Aguilar, ressaltou, em sua fala inicial, o aniversário de 30 anos do Sindicato em 16 de setembro: “estamos levando informação, conhecimento, tentando atingir o número de 30 eventos este ano, sem contar com outras ações que marcarão essa data”. Também registrou que “no dia de hoje, aqui no Rio Grande do Sul (RS), foi publicada, com a ajuda de nossa Assessoria de Imprensa, uma grande matéria no Jornal do Comércio, no principal jornal de negócios do Estado, sobre os dois anos das Empresas Simples de Crédito (ESC). Nós contamos com 50 empresas de ESC no RS, são mais de 800 empresas no Brasil inteiro”.

O evento contou com a presença especial do Presidente da Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring (ANFAC), Luiz Lemos Leite.

Dr. Aguilar agradeceu a presença de todos os presentes, associados e convidados, juntos, no momento da abertura havia quase 50. E, acrescentou ainda, que “o sindicato aqui no RS e a Associação Nacional andam de braços dados. Estamos com um produto novo, que é o acesso ao portal de serviços da ANFAC, onde o empresário poderá ter acesso ao sistema de crédito e risco do Banco Central, e o Paulo vai falar sobre isso na sequência”.
O Presidente Leite expressou algumas palavras: “apenas corroborando com as falas do Presidente Marcio, essa lei 13.709 teve uma série de problemas e acabou entrando em vigor, definitivamente, em setembro de 2020, e com o prazo de agosto de 2021, para aplicações de penalidades”. Também, na ocasião, explicou sobre as propostas que a ANFAC recebeu até culminar na escolha da empresa Quinto Domínio, ou seja, foi aquela que mais se compatibilizou com o perfil e as necessidades do segmento, no sentido de implementar o manual da LGPD.

“Nós queremos dar os parabéns ao nosso Diretor de Marketing e Comunicações, Dr. Marcio, por tomar essa iniciativa como Presidente do Sindicato do RS. Agradeço a oportunidade de estar mais uma vez aqui junto com os laboriosos empresários gaúchos”, conclui o Presidente da ANFAC.

Antes de passar a palavra aos palestrantes, o Dr. Aguilar destacou a presença do Consultor Jurídico do SINFAC RS, Dr. Alexandre Neves.