Artigo

Carnaval acabou e o ano começou, de fato!

Por Marcio Aguilar

O ditado brasileiro que muito se utiliza é de que os negócios começam depois do Carnaval, mas apesar de ser relativamente um mito, é possível verificar que o volume de negócios mais consistentes, de fato, inicia a partir do mês de março. Contudo, não podemos desconsiderar janeiro e fevereiro, muito menos a repercussão socioeconômica do alto número de Recuperações Judiciais (RJ) que afloraram e seguem aumentando no mercado brasileiro.

Há indícios de que teremos um primeiro semestre com muitas demandas nessa ordem. O sistema do fomento, nas suas concepções, deve estar preparado para compreender o processo de recuperações e ainda mais preparado para mitigar a possibilidade de correr riscos. Recomendamos uma cultura profissionalizante, uma vez que toda empresa em processo de reestruturação adota medidas amargas, em especial para a cadeia de fornecedores. Esse remédio amargo precisa ser observado e, quando possível, mitigado.

O SINFAC RS inicia o mês de março com um evento focado na mitigação de riscos, que acontecerá no dia 08. Já no dia 14, receberemos todos os Associados para a tradicional reunião-almoço que dá início ao ano de atividades. Na sequência, acolheremos um evento da Associação Brasileira de Factoring, Securitização e Empresas Simples de Crédito (Abrafesc), para tratar de assuntos correlatos dessa entidade. Para o final do mês, no dia 29, teremos a palestra sobre o Marco Regulatório da Securitização, iniciando assim a sua agenda de trabalho para 2023. Fiquem atentos às divulgações no site do Sindicato e nas redes sociais do SINFAC RS, tanto no Instagram, Facebook e LinkedIn.

Neste momento, resta agradecer ao empresário, que é a força do fomento aqui no Estado do Rio Grande do Sul (RS), força representada também pela confiança depositada no SINFAC RS. Renovamos o compromisso de estarmos mais um ano juntos, atuando em um processo constante de relacionamento com o poder público, relacionamento com as entidades de classe e relacionamento com as entidades governamentais. Tudo isso é uma constante sinfonia de defesa, de proteção dos interesses desse segmento que gera muita renda, muito emprego e mantem a produtividade em alta aqui no Estado do RS.

monitor-de-jrost

Notícia

Monitor de juros mensal – Fecomércio RS

Fecomércio RS

31/05/2024

Foto: Lucas Saporiti Fotografia

Artigo

Setor de fomento se mobiliza para ajudar os atingidos pelas cheias no Rio Grande do Sul.

Marcio Vincenti Aguilar

31/05/2024

imagem artigo juridico

Artigo

O dia depois de amanhã! Quem resgatará a economia do Rio Grande do Sul?

Alexandre Fuchs das Neves

29/05/2024

newsmarço2023 (1)

Artigo

Impacto da enchente na economia gaúcha

Carlos Gilbert Rousselet Conte

28/05/2024

alexandre

Artigo

Recuperação judicial:  sinais que a empresa manifesta que vai entrar com o remédio jurídico

Alexandre Fuchs das Neves

22/04/2024

newsmarço2023 (1)

Revisão da meta fiscal e os desdobramentos na economia

Carlos Conte Filho

22/04/2024

newsmarço2023 (3)

Artigo

Recuperação judicial e a execução contra os responsáveis solidários. Participe da Assembleia Geral e se oponha ao plano e a liberação de garantias.

Alexandre Fuchs das Neves

28/03/2024

newsmarço2023 (1)

Artigo

Produção da Indústria em 2024

Carlos Gilbert Conte Filho

28/03/2024

alexandre

Artigo

Watchdog: quem é ele na recuperação judicial de empresas.

Alexandre Fuchs das Neves

29/02/2024

newsmarço2023 (1)

Artigo

O embate entre Brasil e Israel: o que pode acabar respingando na economia?

Carlos Conte Filho

29/02/2024