Artigo

Perspectivas positivas no horizonte, inovação e tecnologia em pauta

Estamos abrindo as portas do segundo semestre de 2023 e algumas perspectivas começam a ser positivas no horizonte. Há uma forte tendência de redução da taxa de juros Selic, que pode variar de 0,25 a 05%, por ocasião da reunião do Copom na próxima semana. Essa tendência, dada como certa pelo mercado, sinalizará um processo de redução gradativa da referida taxa de juros, o que motivará a redução do custo do crédito no Brasil. O cenário positivo decorre do controle da inflação e da necessidade de estimulo da atividade econômica, o que é fundamental para a geração de empregos.
Dentro desse cenário, espera-se um aumento no volume de negócios do setor. Isso deve também coincidir com a possível redução no número de Recuperações Judiciais (RJ) para este segundo semestre do ano. O primeiro semestre foi crítico em função do aumento de 52,1% de RJ em relação ao mesmo período de 2022, de acordo com levantamento realizado pelo Serasa Experian. Várias razões levaram a essa situação, como, por exemplo, o encerramento dos programas governamentais oferecidos durante a pandemia e o vencimento de dívidas renegociadas antes, com juros mais elevados.
No âmbito do SINFAC RS, as energias estarão direcionadas à realização do Summit Service SINFAC RS 2023, o primeiro grande evento tecnológico do setor do Fomento no Brasil, que será sediado em Porto Alegre no dia 1º de dezembro próximo. Destacamos em primeira mão a presença de GUGA STOCCO no painel de inovação. Ele respira inovação e tecnologia, foi responsável por projetos bem-sucedidos em diferentes áreas como Banco Digital (Banco Original), Venture Capital (Domo Invest), Mobile e e-commerce (Buscapé), Plataformas de Internet (Microsoft) e Publicidade (TeRespondo). Atualmente, é membro do Conselho de Administração da TOTVS e do Banco Original. Com este perfil de painel, apresentamos uma sensível mudança no perfil dos eventos.
Observem que o Summit foi pensado fora dos padrões tradicionais dos eventos já realizados. Uma visão voltada à tecnologia, ao futuro, ao pensamento disruptivo. Agendem essa data e venham fazer parte deste momento.
O Sindicato, que no mês de setembro completará mais um ano, deverá trazer uma programação especial ao núcleo associativo. A entidade está sempre atenta às novidades do mercado, com foco na informação, formação e novas ferramentas. O SINFAC RS conhece e conecta os melhores negócios do setor do Fomento e disponibiliza aos associados de forma a facilitar os processos de gestão e dar mais segurança para os empresários.
Novos tempos exigem novas formas de pensamento e posicionamento.

monitor-de-jrost

Notícia

Monitor de juros mensal – Fecomércio RS

Fecomércio RS

31/05/2024

Foto: Lucas Saporiti Fotografia

Artigo

Setor de fomento se mobiliza para ajudar os atingidos pelas cheias no Rio Grande do Sul.

Marcio Vincenti Aguilar

31/05/2024

imagem artigo juridico

Artigo

O dia depois de amanhã! Quem resgatará a economia do Rio Grande do Sul?

Alexandre Fuchs das Neves

29/05/2024

newsmarço2023 (1)

Artigo

Impacto da enchente na economia gaúcha

Carlos Gilbert Rousselet Conte

28/05/2024

alexandre

Artigo

Recuperação judicial:  sinais que a empresa manifesta que vai entrar com o remédio jurídico

Alexandre Fuchs das Neves

22/04/2024

newsmarço2023 (1)

Revisão da meta fiscal e os desdobramentos na economia

Carlos Conte Filho

22/04/2024

newsmarço2023 (3)

Artigo

Recuperação judicial e a execução contra os responsáveis solidários. Participe da Assembleia Geral e se oponha ao plano e a liberação de garantias.

Alexandre Fuchs das Neves

28/03/2024

newsmarço2023 (1)

Artigo

Produção da Indústria em 2024

Carlos Gilbert Conte Filho

28/03/2024

alexandre

Artigo

Watchdog: quem é ele na recuperação judicial de empresas.

Alexandre Fuchs das Neves

29/02/2024

newsmarço2023 (1)

Artigo

O embate entre Brasil e Israel: o que pode acabar respingando na economia?

Carlos Conte Filho

29/02/2024