Notícia

SINFAC RS proporciona curso sobre Administrativo e Tesouraria

O Sindicato das Sociedades de Fomento Comercial – Factoring do Estado do Rio Grande do Sul (SINFAC RS) promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 11 de maio, o curso “Administrativo e Tesouraria”, ministrado pelo Consultor da Lupa, Sr. Lucas Schernokuj, que possui formação em Gestão Financeira, mais de dez anos de experiência no mercado financeiro e fomento mercantil, acumulando experiências como diretor, gerente e colaborador.

O Diretor Sindical do SINFAC RS, Sr. Gilberto Bavaresco, realizou a abertura de mais um curso, disponibilizado pelo Sindicato aos seus Associados e público interessado, deu as boas-vindas a todos os presentes, apresentou o Consultor e, em seguida, passou a palavra a ele para que iniciasse a sua explanação.

O Consultor Schernokuj disse que o curso contempla questões teóricas e práticas também. Abordou, nos conceitos gerais, “as funções da Tesouraria: contas a pagar e receber; fluxo de caixa; controle de banco (extrato e carteira de cobrança) e controle dos lançamentos financeiros no sistema; contato direto do contador. As funções do Administrativo: burocracia em geral; contratação de terceiros; administrativo geral; auditoria preventiva de processos operacionais; planejamento estratégico”.

Schernokuj salientou que “essas duas funções, o Administrativo e a Tesouraria, geralmente, podem ser exercidas pela mesma pessoa”. Ele observou que o financeiro demanda mais tempo que o administrativo, “uma vez que o financeiro tem uma movimentação constante e o administrativo são questões pontuais”. O Consultor enfatizou que “a Tesouraria faz parte da esteira produtiva direta da operação do fomento e o Administrativo fornece subsídios para todos aqueles setores ligados à esteira produtiva”.

O Consultor apresentou a rotina da Tesouraria de um modo geral, mas, também, focou nas estruturas de Factoring, Securitizadora e ESC, e na estrutura FIDC; detalhou um modelo de planilha para Fluxo de caixa; Double Check; entre outras conferências.

Com relação à rotina do Administrativo, Schernokuj evidenciou a revisão do contrato social/estatuto social, emissão de debêntures, procurações; revisão do contrato mãe, contrato aditivo, e-mail de notificação, e-mail de checagem e e-mail de cobrança; contratação e contratos de terceiros. Ainda, versou sobre a análise, o planejamento e as metas.

Schernokuj mesclou teoria e prática ao longo de sua explanação, respondendo questionamentos dos participantes.

Ao final do curso, o Diretor Bavaresco destacou algumas informações passadas pelo Consultor e, com o objetivo de colaborar, acrescentou exemplos, situações pontuais e práticas. Antes de realizar o encerramento, solicitou aos participantes que pudessem abrir as suas câmeras, para que a Secretária Executiva do SINFAC RS, Sra. Bruna Ramos, pudesse fazer o registro do encontro.

Foto: Lucas Saporiti Fotografia

Artigo

Tecnologia e inovação no radar do Fomento Comercial

Marcio Aguilar - Presidente do SINFACRS

01/02/2024

newsmarço2023 (1)

Artigo

Inflação fecha 2023 dentro da meta

Carlos Conte Filho

01/02/2024

Foto: Lucas Saporiti Fotografia

Artigo

Missão cumprida

Marcio Aguilar

15/12/2023

alexandre

Artigo

As alternativas para um banco digital.

Alexandre Fuchs das Neves

30/11/2023

Carlos Gilberto Conte Filho

Artigo

Rombo das contas públicas e a ameaça ao crescimento econômico

Carlos Gilbert Conte Filho

30/11/2023

newsmarço2023 (3)

Artigo

Recuperação Judicial: entre o direito e a fraude!

Alexandre Fuchs das Neves

31/10/2023

newsmarço2023 (1)

Artigo

Conflito no Oriente Médio e as consequências na economia brasileira

Carlos Gilbert Conte Filho

31/10/2023

Foto: Lucas Saporiti Fotografia

Artigo

Summit Service

Marcio Henrique Vincenti Aguilar

31/10/2023

Foto: Lucas Saporiti Fotografia

Artigo

Contagem regressiva para o Summit Service

Marcio Aguilar

29/09/2023

alexandre

Artigo

Duplicata comissária: porque fazemos e o que temos nas mãos?

Alexandre Fuchs das Neves

29/09/2023