Inovação e futuro hoje: Um novo olhar para o mercado de recebíveis

                Durante toda a manhã de 02 de março, aconteceu o encontro de educação corporativa para falar sobre o mercado de recebíveis, desafios e oportunidades para este ano de 2023. O curso foi promovido pelo Sindicato das Sociedades de Fomento Comercial – Factoring do Estado do Rio Grande do Sul (SINFAC RS). O Vice-presidente, Alexander Pinto Bley, proferiu palavras de boas-vindas, sobre o setor e, em seguida, acolheu o palestrante, João de Moraes Júnior. Além de Economista, Mestre em Gestão de Negócios, autor de diversos artigos sobre o mercado financeiro e antecipação de recebíveis, Moraes Júnior também é Head Comercial da Wefin.

               O palestrante fez uma revisão de conceitos e apresentou exemplos práticos. Discorreu sobre os três tipos de inflação: inercial, de custo e de demanda: “A inercial não existe mais. A inflação de custo é a que tivemos ao longo da pandemia e a de demanda é quando são retirados impostos, dando a impressão de que temos maior poder de compra”. Falou sobre a alta carga tributária do país. “Criar políticas públicas que desprezam os conceitos econômicos é levar o país a uma situação ainda pior. Governo sério é aquele está preocupado com o desenvolvimento, não apenas crescimento”, avaliou.

               Moraes Júnior lembrou que “cedente saudável significa empresas do setor saudáveis”. Por fim, deixou a orientação de seis ações para o fortalecimento do setor: 1) criar uma Central de Risco; 2) acelerar a Duplicata Digital/Escritural; 3) apoiar o Cedente, para formação de preço de venda; 4) acompanhar a conjuntura econômica; 5) analisar os setores onde a empresa atua para a antecipação de recebíveis; e 6) praticar a estratégia de Diferenciação.

wefin 06032023

Mais Notícias

2zh

Artigo do presidente do SINFACRS Marcio Aguilar é publicado na ZH.

400

Recesso de Carnaval

Imagem do WhatsApp de 2024-02-01 à(s) 09.57.49_5b310f24

SINFAC-RS promove palestra sobre governança e gestão

COAF 18012024

SINFAC realiza o treinamento COAF

caravana

Caravana do Fomento Mercantil passa por mais três cidades gaúchas

2

SINFAC realiza Reunião Técnica – FIDC, Administração e Custódia