SINFAC RS debate a Mitigação de riscos na concessão e recuperação de crédito

O Sindicato das Sociedades de Fomento Comercial – Factoring do Estado do Rio Grande do Sul (SINFAC RS) promoveu o encontro presencial para debater o tema “Mitigação de riscos na concessão e recuperação de crédito em cenários de crise”, no dia 08 de março, a partir das 18 horas, em Porto Alegre. O Presidente do SINFAC RS, Marcio Aguilar, deu as boas-vindas a todos, parabenizou as mulheres presentes pelo seu dia e ressaltou que a importância do tema para todos os empresários do setor. “Está se debatendo em todo o Brasil quais são os melhores procedimentos para antes, durante e após a Recuperação Judicial (RJ). Por isso, trouxemos três grandes profissionais, com ampla experiência na área, parceiros do Sindicato, para nos esclarecer e orientar nessas situações”, afirmou.

O primeiro painel foi sobre as “Alterações da Instrução CVM 356”, apresentado pelo sócio majoritário da Tercon Consultoria, Luiz Fernando Vasconcellos, de São Paulo. Ele apresentou as medidas impactadas pela mudança na instrução, discorreu sobre alguns conceitos e aplicações práticas. A segunda palestra, sobre “Procedimentos legais na concessão e recuperação de crédito”, ficou sob a responsabilidade do advogado especializado em Direito Empresarial, Dr. Mário Soares, do Espírito Santo. Iniciou com a insolvência em números, onde ao longo de 2022, segundo a sua pesquisa, 63 empresas gaúchas pediram RJ, “um mecanismo para dar um fôlego e evitar a quebra do negócio”. O último painel, sobre “Gestão de Crise e Reestruturação”, foi abordado pelo CEO da Triunfae, André Rocha, de Ribeirão Preto. Ele discorreu sobre as causas da crise, etapas do Turnaround, reestruturação da dívida e do negócio, além da relevância de ter um plano estratégico para êxito no processo.  

Ao encerrar os três painéis, o Presidente Aguilar, mais uma vez, agradeceu a presença de todos e ressaltou a relevância do Sindicato de estar sempre ao lado dos seus Associados, como uma entidade forte, promovendo momentos como esse. “Quero transformar o SINFAC RS em uma instituição de relacionamento, de pessoas que estão juntas com um objetivo comum”, concluiu.

mitigacao

Mais Notícias

monitor-de-jrost

Monitor de juros mensal – Fecomércio RS

seuciritização

Securitização é tema de curso do SINFACRS

supremy (1)

Atendimentos jurídicos do mês de abril

vacinac

SINFACRS promove a vacinação contra a gripe

grafeno

Sinfac-RS e Grafeno realizam evento em Porto Alegre sobre Jornada do Crédito com foco em factorings, securitizadoras e FIDCs

gestão

SINFACRS prove o curso sobre Gestão Estratégica