SINFACRS na mídia – O fomento Comercial como aliado dos pequenos negócios – Artigo Publicado na Zero Hora

Para muitas pequenas empresas, especialmente aquelas que buscam otimizar seu fluxo financeiro ou que buscam expandir seus negócios, o acesso ao capital é essencial. Desde 2020, muitos pequenos negócios estruturaram suas atividades com respaldo de programas de subsídio, disponibilizados pelo governo federal. Com o fim da pandemia, tiveram que buscar outros recursos para obter liquidez, e uma das soluções que se mostraram mais eficientes foi o fomento comercial.

O fomento comercial é uma estrutura que adquire faturas de uma empresa que quer ceder para o setor. Ao venderem essas faturas, recebem um adiantamento imediato, garantindo uma entrada de capital para cobrir despesas operacionais ou investir em oportunidades de crescimento. Portanto, o acesso a capital de giro é imediato relativizando a dificuldade em obter financiamento pelos métodos tradicionais.

Essa modalidade oferece uma fonte alternativa de financiamento que não está vinculada a empréstimos ou linhas de crédito com garantias reais, que levam em conta histórico de crédito, cadastro e reciprocidades. Isso permite que as empresas obtenham o capital de que precisam de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de garantias ou histórico de crédito estabelecido.

O fomento comercial oferece flexibilidade financeira. Baseia sua análise de crédito na carteira de clientes da empresa contratante, no produto ou serviço por ela desenvolvido e na efetiva entrega desse produto ou serviço. Isso significa que quanto mais vendas a empresa realizar, mais capital poderá obter por meio de uma operação de fomento, permitindo um crescimento mais rápido e sustentável.

Por esses motivos, fica evidente que fomento comercial pode ser uma ferramenta valiosa para pequenas empresas que buscam melhorar seu fluxo de caixa, reduzir o risco de inadimplência, acessar capital de giro e obter flexibilidade financeira. Ao capitalizar esses benefícios, podem superar desafios financeiros, expandir negócios e alcançar o sucesso a longo prazo. Porém, é importante que avaliem cuidadosamente as taxas e os termos oferecidos antes de optarem por essa forma de financiamento.

zh

Mais Notícias

zh

SINFACRS na mídia – O fomento Comercial como aliado dos pequenos negócios – Artigo Publicado na Zero Hora

jornal do comercio

Como o factoring pode ajudar na recuperação judicial

IMG_0297

Almoço com associados SINFAC-RS

2zh

Artigo do presidente do SINFACRS Marcio Aguilar é publicado na ZH.

400

Recesso de Carnaval

Imagem do WhatsApp de 2024-02-01 à(s) 09.57.49_5b310f24

SINFAC-RS promove palestra sobre governança e gestão