Resiliência e Solidariedade: Um Ano de Superação para os Gaúchos
2024-11-27 09:58:48Um ano para ficar na memória dos gaúchos. O período pós-pandemia foi desafiador para todos os brasileiros, mudando rotinas, alterando negócios e determinando decisões, tudo em um ambiente generalizado de receios e dúvidas, que envolveu o mundo em seu todo.
Economia em processo de recuperação e uma nova lógica para o empresário brasileiro, que passou a conviver de forma direta e indireta com o instituto da recuperação judicial e extrajudicial de empresas com dificuldades financeiras.
Pelo lado do empresário com dificuldades, um instituto que permitiu a sobrevida empresarial, a reestruturação do negócio e o alongamento do perfil do endividamento de curto prazo. Para o investidor, para o fomentador, um instrumento que gerou, no primeiro impacto, receio de liquidez e desconfiança acerca da segurança jurídica de seus ativos e do prazo de retorno.
O tempo fez as partes envolvidas compreenderem a extensão do instituto e o formato de ajuste dos interesses, levando em conta sempre o fato de que a manutenção da atividade empresarial, dos empregos e da função social fossem de fato compreendidos e atendidos.
Cotejados os interesses do ponto de vista econômico, outro fator assolou o Rio Grande do Sul: uma catástrofe climática não passível de previsão e, como consequência, de difícil enfrentamento imediato pelas autoridades. Foram-se vidas, casas, sonhos, negócios, e uma nova ordem caótica se instaurou na sociedade gaúcha, exigindo resiliência, solidariedade e elevado senso humanitário que tomou conta do Brasil e do mundo.
Uma nova onda de problemas emocionais, sociais e financeiros impôs enfrentamento e decisões tanto de caráter público como privado. E, mais uma vez, foi preciso superar os problemas que, na ponta, ainda estão longe de serem resolvidos em sua totalidade.
Em todos os momentos, o SinfacRS se fez presente de forma direta, adotando medidas e alcançando recursos para auxiliar quem tanto precisou. Com a credibilidade de mais de 33 anos de existência, capitaneou a busca de recursos de instituições e empresas associadas ou não, de todo o território nacional, empregando-os na reconstrução do Rio Grande, o que tem feito até a presente data.
A ação do SinfacRS ecoa com outras milhares de ações feitas por outros milhares, em prol do Rio Grande e de seu povo, remanescendo a certeza de que o fomento comercial não só aposta na economia gaúcha, mas igualmente é solidário e parceiro nas horas mais difíceis.
O fomento comercial jamais esmoreceu! Frente à dificuldade imposta, posiciona-se sempre no apoio aos empresários da terra, acreditando no potencial do Rio Grande do Sul.