Tenha um cobrador com “faro” para o negócio, fora da área operacional
2024-11-28 16:41:54Por: Alexandre Fuchs das Neves
alexandre@na.adv.br
Como a concessão de crédito na atividade do fomento mercantil é basicamente realizada diretamente pelo sócio proprietário, existe uma tendência de, em face de uma inadimplência, ter-se a emoção maior que a razão.
Assim, notadamente a área operacional e comercial acabam por ter suas atividades distorcidas, com o acompanhamento da tentativa de cobrança de inadimplência, ao invés de seguir na sua rotina: operações e capitação/manutenção de clientes.
Evidentemente que a inadimplência, quando identificada, acaba sendo de fato tratada por estas áreas, as primeiras a tomarem conhecimento do fato.
O erro está em insistir que pessoas cujas tarefas e competências totalmente dissociadas com a cobrança, continuem cuidado da inadimplência, na expectativa de receber o devido ou, no popular, “ganhar no cansaço ”.
Esta posição, além de não resolver, acaba por stressar sobremaneira os funcionários e gerentes, além de, invariavelmente, causar algum dano operacional noutras operações que nada tem haver com a inadimplência, ou mesmo o descuido com a captação/manutenção dos clientes.
A pergunta que deve ser feita é simples: até quando você vai deixar o devedor mandar na rotina da sua empresa, no relacionamento com seus clientes e no futuro do seu negócio?
Pense sobre o tema, e delegue a cobrança para o setor específico ou para terceirizados competentes.
Entenda que o bom cobrador gera possibilidades de pagamento de forma serena e tranquila, mas não sendo agressivo ou brigando/ameaçando o devedor.
Aliás, as ligações de cobrança, por exemplo, devem ser programadas e com uma conversa tranquila, com o a conversa previamente repassada previamente, com conhecimento de todo o caso, para que se possa ter assertividade na conversa.
E por fim , jamais brigue com o devedor, muito menos por telefone, porquanto pode ser exatamente isso que ele espera para “negar a conta”.