ANÁLISE DE CRÉDITO NAS OPERAÇÕES DE FOMENTO, SECURITIZAÇÃO E FUNDOS DE INVESTIMENTO
2018-08-15 15:37:15O Sindicato das Sociedades de Fomento Comercial - Factoring do Estado do Rio Grande do Sul (SINFAC RS) está sempre oferecendo ao seu Associado o que há de melhor na Educação Corporativa do setor. Nesta quarta-feira, dia 08 de agosto, das 9 até quase às 14 horas, o Dr. Alexandre Fuchs das Neves, Consultor Jurídico do sindicato gaúcho e também do sindicato de São Paulo, além de Membro do Instituto dos Profissionais em Prevenção e Combate a Lavagem de Dinheiro (IPLD), ministrou o curso “Análise de Crédito nas Operações de Fomento, Securitização e Fundos de Investimento”.
O principal objetivo dessa formação foi demonstrar a necessidade de uma política de padronização na concessão do crédito focado para setor, apontando as medidas para evitar fraudes, além da apresentação de sites de confirmação de endereços eletrônicos e endividamento.
Dr. Neves apresentou a definição de risco de crédito: “a probabilidade de prejuízo financeiro (perda) em decorrência de uma obrigação não cumprida por parte do cliente”. Há, segundo ele, dois tipos de risco: “risco da operação que envolve as características básicas da operação no momento de sua aprovação; e o risco de concentração e administração de crédito que envolve basicamente o cuidado em administrar e monitorar a carteira de recebíveis ao longo do tempo”.
Ele também abordou a importância da empresa ter um Manual de Normas e Procedimentos de Crédito, que “deve ser escrito de forma que o operador possa maximizar os resultados, estender o processo de avaliação de crédito e ter uma sistematização para ajudar na realização dos créditos”.
O Consultor deu destaque especial ao tema Behavior scoring, ou seja, o Perfil Comportamental, com o intuito de “prevenir conflitos entre os interesses comerciais e empresariais, principalmente o risco de fraude”.
Sobre os sites de consulta, expôs vários deles, inclusive ensinando o passo a passo para a pesquisa, mas evidenciou alguns cases sobre a busca de informações nas Redes Sociais.
Os participantes interagiram durante todo o curso, fazendo os seus questionamentos e também respondendo as perguntas feitas pelo Consultor durante a aula, que mais uma vez foi um sucesso e lotou a sala.
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