Curso sobre Competitividade, Rentabilidade e Segurança dos Negócios
2018-11-12 13:49:15O Sindicato das Sociedades de Fomento Comercial - Factoring do Estado do Rio Grande do Sul (SINFAC RS) promoveu nesta terça-feira, dia 06 de novembro, durante todo o dia, em Porto Alegre, o curso “Competitividade, Rentabilidade e Segurança dos Negócios nas empresas de Fomento Mercantil e Securitização”, ministrado pelo Consultor de Empresas, Dr. Ernani Desbesel.
O vice-Presidente do SINFAC RS, Alexander Punto Bley, deu as boas vindas a todos e disse que “cabe a cada um descobrir as suas estratégias de competitividade”. Corroborou dizendo que o SINFAC RS está sempre preocupado em oferecer cursos de capacitação aos seus Associados. Desejou um excelente curso e passou a palavra ao Consultor Desbesel.
“Nós somos um mono produto e ele não nos diferencia. O que, então, realmente importa? A forma de gestão, a competência de cada um. Eu vivi um tempo onde se tínhamos dinheiro, tínhamos negócio. Hoje, não é assim, pois, um bom negócio deve ser rentável e seguro. Se não formos competitivos, não teremos negócios”, foram algumas das afirmações proferidas pelo Consultor nos instantes introdutórios do curso.
Sobre gerir riscos e a competir no setor, Desbesel explica que “saber gerenciar riscos é essencial para o negócio de vocês. Precisamos ser bom gestores. A economia vai melhorar, mas isso não significa que você terá sucesso se não for um bom gestor. O nosso negócio é comercial, não financeiro. O dia que pensarmos que o nosso negócio é dinheiro, estaremos perdidos”.
O conceito de competitividade é definido como “a característica ou capacidade de qualquer organização em lograr ou cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras”, salienta o Consultor. Ele pondera e aconselha: “ninguém é bom competidor sendo pessimista. Inicie sempre o seu dia com entusiasmo. Seja otimista”.
O Consultor falou também um pouco do mundo digital, onde as novas tecnologias devem ser utilizadas para melhorar os processos, sem esquecer o lado humano, ou seja, sem deixar de lado a pessoalidade. É importante destacar que pessoas querem se relacionar com pessoas, de forma eficiente e personalizada.
“Seja um ambiente de crise ou de prosperidade na economia, ambos podem ser considerados uma ameaça e também uma oportunidade, pois, é a capacidade do gestor que faz a empresa ser competitiva no nosso segmento”, finalizou Desbesel.
Os presentes participaram durante todo curso, fazendo perguntas e também pedindo para o Consultor relatar cases que exemplificassem a teoria e orientações expostas.
Leia também:
:: 2024-11-28 16:45:48 - A eleição de Trump e os reflexos na economia brasileira
:: 2024-11-28 16:41:54 - Tenha um cobrador com “faro” para o negócio, fora da área operacional
:: 2024-11-27 09:58:48 - Resiliência e Solidariedade: Um Ano de Superação para os Gaúchos
:: 2024-11-22 15:26:17 - Retomada passa pelo fomento comercial
:: -