Notícia

SINFAC RS promove palestra sobre Segurança da Informação no Fomento Comercial

O SINFACRS realizou na manhã desta segunda-feira, dia 20 de junho, a palestra intitulada “Segurança da Informação e o Colaborador do Segmento de Fomento Comercial como a sua melhor ferramenta de proteção”. A palestra foi ministrada pela Advogada de Direito Digital há 16 anos, Dra. Ewelyn Schots, com Pós-graduação em Segurança da Informação, Auditora Líder ISO 27001 – Segurança da Informação, Perita Forense Digital, Pesquisadora de Crimes Virtuais, e Pentester (Hacker Ético).

O Diretor Sindical do SINFAC RS, Sr. Gilberto Bavaresco, deu as boas-vindas a todos, fez uma breve apresentação da palestrante e do tema proposto. Ele destacou que “o SINFAC RS está sempre tentando buscar e trazer informações de forma pontual e aquilo que faça sentido para o nosso empresário”. Bavaresco agradeceu a Assessora da Dra. Schots, a Sra. Ciany Schirmer, que intermediou o encontro.

A palestrante iniciou a sua fala dizendo: “agradeço imensamente pela oportunidade de falar para o povo do Rio Grande do Sul. Eu estive aí no ano passado e fui muito bem recebida e amei a região, portanto, levei o escritório, o Grupo Ewelyn Schots, para o Rio Grande do Sul. Agradeço por estarem aqui e podermos falar sobre esse assunto de grande relevância, mas, também, a sua obrigatoriedade de segui-lo”. A sede do Grupo Ewelyn Schots é o Rio de Janeiro.

A Dra. Schots lembrou que a segurança da informação é tema desde 2003 e que a ISO 27001 não era obrigatória, era uma norma de recomendação. Explicou como a LGPD surgiu aqui no Brasil, vinda de uma exigência do mundo dos negócios em função da GDPR da União Europeia: “por questões comerciais, forçou o Brasil a também sancionar a LGPD, que já estava ali pendente no Congresso. Em 2018 ela entrou em vigor e em 2020/21 as penalizações começaram a ser aplicadas. Hoje, podemos dizer que a LGPD está plenamente vigorando e vigorando também no sentido de termos uma autoridade nacional de proteção de dados”. A palestrante destacou que “a LGPD contempla pessoas físicas, pessoas naturais. Mas acontece que a pessoa jurídica é formada por pessoas naturais, ainda que seja de uma única pessoa”.

Durante toda a palestra, todos tiveram a oportunidade de enviar perguntas e, também, fazer as suas colocações. O Diretor Bavaresco solicitou à palestrante para reforçar a importância das empresas de software se adequarem à LGPD. A Dra. Schots agradeceu cada uma das perguntas enviadas e disse que continua à disposição.

O Diretor Bavaresco encerrou o encontro agradecendo todo o conhecimento e exemplos passados pela Dra. Schots, em nome da entidade. Ele salientou que o SINFAC RS colocou dentro do contrato mãe cláusulas para adequação à LGPD.

Foto: Lucas Saporiti Fotografia

Artigo

Tecnologia e inovação no radar do Fomento Comercial

Marcio Aguilar - Presidente do SINFACRS

01/02/2024

newsmarço2023 (1)

Artigo

Inflação fecha 2023 dentro da meta

Carlos Conte Filho

01/02/2024

Foto: Lucas Saporiti Fotografia

Artigo

Missão cumprida

Marcio Aguilar

15/12/2023

alexandre

Artigo

As alternativas para um banco digital.

Alexandre Fuchs das Neves

30/11/2023

Carlos Gilberto Conte Filho

Artigo

Rombo das contas públicas e a ameaça ao crescimento econômico

Carlos Gilbert Conte Filho

30/11/2023

newsmarço2023 (3)

Artigo

Recuperação Judicial: entre o direito e a fraude!

Alexandre Fuchs das Neves

31/10/2023

newsmarço2023 (1)

Artigo

Conflito no Oriente Médio e as consequências na economia brasileira

Carlos Gilbert Conte Filho

31/10/2023

Foto: Lucas Saporiti Fotografia

Artigo

Summit Service

Marcio Henrique Vincenti Aguilar

31/10/2023

Foto: Lucas Saporiti Fotografia

Artigo

Contagem regressiva para o Summit Service

Marcio Aguilar

29/09/2023

alexandre

Artigo

Duplicata comissária: porque fazemos e o que temos nas mãos?

Alexandre Fuchs das Neves

29/09/2023